O que é um médico de medicina funcional?

Os médicos de medicina funcional usam treinamento e técnicas especializadas para encontrar as causas profundas de doenças complexas. Eles podem investigar vários fatores que causam uma condição ou podem examinar várias condições que causam um sintoma. Um médico em medicina funcional trabalha de forma holística, considerando o quadro completo de sua saúde física, mental, emocional e às vezes até espiritual.

Eles consideram fatores como dieta, genética, alterações hormonais, medicamentos prescritos e de venda livre e outros componentes do estilo de vida. Esse tipo de médico pode ser ideal para pessoas com doenças crônicas que não são facilmente controladas por técnicas médicas convencionais. Os médicos de medicina funcional decidem se especializar em medicina funcional após concluir o treinamento médico convencional.

O que faz um médico de medicina funcional?

Os médicos de medicina funcional examinam seu histórico completo para identificar as causas de uma doença. Eles costumam passar mais tempo com você do que os médicos convencionais. Eles coletam informações detalhadas sobre a doença e seu estilo de vida geral.

Um médico de medicina funcional pode perguntar sobre:

Uma linha do tempo dos sintomas

Padrões de sono

Hábitos de exercício

Nutrição Estressores

Relações pessoais

Bem-estar emocional

Em seguida, eles elaboram um plano de tratamento para gerenciar vários fatores que podem estar contribuindo para as condições crônicas. Pode incluir medicamentos prescritos, suplementos ou outras terapias.

Por fim, eles acompanham o progresso do tratamento e fazem as alterações necessárias. A abordagem da medicina funcional é diferente para cada pessoa, pois cada tratamento é adaptado à doença específica dessa pessoa.

Seu relacionamento com um médico de medicina funcional também pode ser diferente do que com seu médico de cuidados primários. De acordo com o The Institute For Functional Medicine, é uma parceria mais colaborativa: o médico considera sua opinião enquanto o mantém responsável por suas escolhas relacionadas à sua condição e tratamento.

Com a medicina funcional, o cuidado prestado é baseado no sistema afetado, não na condição diagnosticada. Por exemplo, um diagnóstico de depressão pode ter várias causas. Um médico de medicina funcional pesquisará e tratará cada causa, levando a uma abordagem de tratamento personalizada.

Rodrigo Neves

Rodrigo Neves

Médico Nutrólogo, especializado em nutrologia e medicina de estilo de vida.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Um objetivo sem um plano é apenas um desejo.

te ajudo a alcançar suas metas de forma saudável.

Categorias: